SOJA: Um simples grãozinho, mil utilidades

O grão vem do campo, mas é surpreendente descobrir onde ele vai parar. A soja está presente em tudo: na comida, em produtos de limpeza e em materiais de construção.Basta dar uma olhada na cozinha para ver a presença da soja em toda a parte ou mesmo prestar atenção no galpão de ferramentas para ver como a soja facilita a vida do agricultor.Nada é desperdiçado!Quando a soja é processada, cada pedacinho já tem um destino. Primeiro, os grãos são lavados, esmagados, descascados e, por fim, prensados, adquirindo a forma de flocos. É nesse momento que o óleo de soja é extraído. O óleo e o resto do grão continuam sendo processados para se transformar em produto comestível ou em ração animal. A farinha e o farelo são usados na panificação. A casca é aproveitada em cereais matinais, pães e ração animal. O óleo de soja entra na fórmula da margarina e de muitos molhos de salada.
Plásticos de Soja

Certos plásticos, também conhecidos como uretanos, derivam da soja. As empresas estão usando soja na produção de artigos como tapetes, painéis de automóvel, tanques e tubulações. A soja é ideal para a produção de plásticos porque é renovável, abundante e biodegradável, ao contrário dos produtos derivados do petróleo normalmente usados. E pode ser modificada geneticamente, adquirindo propriedades que vão melhorar a qualidade dos plásticos.

Tinta de Soja

Um dos maiores usos industriais da soja é nas tintas, em cuja composição ela entra substituindo produtos químicos perigosos. Muitos estados nos EUA estão proibindo certas tintas à base de solvente por causa das emissões e a tinta à base de soja apresenta-se como excelente alternativa. Além disso, a soja é uma opção barata, quando comparada com outros óleos vegetais.

0 Leitores passaram aqui hj:

Seguidores

Blog Archive